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Loja virtual

Designa uma página na Internet que utiliza software de gerenciamento de pedidos (carrinho de compras ou cesto de compras), na qual empresas oferecem e vendem seus serviços ou produtos. Os clientes acessam o site, escolhem os artigos para aquisição e recebem estes produtos em casa. Para ser caracterizada como loja virtual, o site deve ter todo o processo feito pela internet, desde a escolha dos produtos até o pagamento. Existem algumas plataformas que permitem alugar uma loja virtual.

Características

Uma loja virtual deve oferecer informações detalhadas e objetivas sobre o produto, uma vez que não possuem vendedores, e também ajudar o cliente a tomar a melhor decisão. Deve transmitir confiança, através de clareza e honestidade nas informações, com apoio e esclarecimento de dúvidas de forma rápida e garantia de devolução de produtos.

Para isso, é necessário que haja um apoio ao consumidor por meio de um atendimento ao cliente de qualidade, que deve ser informado nas páginas daquele site. O visitante precisa saber como entrar em contato com o vendedor caso precise de algum esclarecimento.

A principal característica de uma loja virtual é a presença de um carrinho de compras ou cesto de compras. Essa funcionalidade possibilita ao visitante adicionar produtos a um cesto de compras e finalizar o pedido num ambiente criptografado, onde seus dados pessoais e financeiros estarão protegidos. Em geral, o endereço de lojas virtuais seguras é protegido pelo certificado SSL, que garante uma conexão segura para o internauta.

Algumas das formas de pagamento utilizadas nas transações são:

  • Cartão de crédito;
  • Boleto bancário;
  • Cheque;
  • Depósito em conta bancária;
  • Pagamento na contra entrega (através de Sedex a Cobrar, por exemplo);
  • Intermediação financeira através de outra instituição.

No Brasil, segundo dados da E-bit, 30 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online no primeiro semestre de 2019. São os chamados e-consumidores. Por isso, os grandes varejistas virtuais do país cada vez se consolidam mais em um mercado que ainda tem grande potencial de crescimento.

De acordo com dados da Ebit|Nielsen, em 2019 o e-commerce brasileiro registrou um aumento de 16,3% em seu faturamento em relação ao ano de 2018.

As vendas pela internet representam também uma grande oportunidade para as pequenas empresas, uma vez que as ferramentas de marketing digital possibilitam que briguem de igual para igual com os grandes varejistas. Por isso, as lojas virtuais de pequeno porte são as que apresentam crescimento mais significativo, tirando cada vez mais quota de mercado dos grandes varejistas na internet.

Vantagens

Muitas empresas estão migrando parte de seus esforços para as vendas online. Algumas das vantagens:

  • Baixo custo de entrada: é possível abrir uma loja virtual sem gastar nada, usando plataformas de e-commerce open source.
  • Baixo custo de manutenção: ao contrário das lojas físicas, não é necessário pagar aluguel, água, luz, telefone, comissão de vendedores, etc.
  • Possibilidade de vender produtos para qualquer lugar do mundo: é possível vender em diferentes moedas, receber pagamentos por cartão de crédito internacional e enviar os produtos a qualquer lugar.
  • Oferece comodidade para os consumidores comprarem sem sair de casa: aberta 24 horas por dia, sete dias por semana.
  • Para fabricantes, é uma forma de vender direto para o consumidor.
  • É possível vender dentro do conforto de casa, utilizando plataformas que são acessíveis para a maioria da população, como computadores e smartphones conectados à internet.

(Fonte: Wikipédia).

Se um investidor decidisse aplicar parte do seu capital em algum setor brasileiro, o segmento de comércio eletrônico seria uma ótima sugestão. Isso porque um novo levantamento da Worldpay from FIS, empresa americana com foco em produtos e serviços financeiros, estimou que o e-commerce no Brasil deve crescer aproximadamente 56% até 2024.

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